A Procuradoria Geral do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública contra o Google devido ao fato de o Orkut ser palco de "condutas ilícitas e criminosas". Dentre os crimes que encontram-se na rede social estão: "crimes contra a honra, apologia ao crime, pedofilia, falsa identidade, dentre outros".
A Procuradoria deu um prazo de 120 dias para o Google tomar "medidas que vão desde o salvamento de logs até o possível rastreamento de contas". Caso não cumpra, a gigante da internet poderá ter o Orkut fechado e, caso não cumpra as determinações, deverá "coçar o bolso" em R$100mil por dia.
O Google não pode ser culpados pelos crime praticados, mas os crimes ocorrem devido às falhas. "A empresa ré não possui qualquer mecanismo eficiente de controle de conteúdo (...), nem qualquer sistema apto a verificar a identidade daqueles que acessam seus serviços".
Como propostas da procuradoria estão: "manutenção de IPs e logs dos criadores e frequentadores de comunidades do Orkut; criação e manutenção de sistemas para identificar perfis dedicados à pedofilia, bem como sistemas para buscar atividades de apologia ao crime (com base em informações do Estado); e a criação de canais de denúncia para serem usados pelos próprios usuários".
Fonte: Adnews e Cidade Marketing
Já ouviu o ditado "Filhos criados, trabalho dobrado"? Pois é... E tome-lhe processo em cima da Google. Recentemente ela passou por problemas na China e em outro país que me falha a memória no momento! Mas o fato é, quanto maior se fica, mas gente fica de olho e mais ainda ficam procurando motivos para atacar. Não estou dizendo que a Google não é responsável.
Concordo com você em número, gênero e grau! Lamentável mesmo é a pequena fração "do bem" que geralmente sempre paga o pato por usos indevidos de outras pessoas. Francamente, quanto mais dias eu passo em SOBREVIVÊNCIA do lado humano, mais eu amo meu cachorro!
ResponderExcluir