O tema é Marketing Digital. Os assuntos giram em torno das estratégias, riscos, potencialidades do Marketing Digital, características dos consumidores e profissionais que desejam atuar no Marketing Digital. A entervista foi com Miguel Sauan, professor de pós-graduação em gestão de marketing da ESPM.
Irei enumerar as perguntas e alguns pontos interessantes (importantes) que devem ficar grudados em sua mente, caso seja ou deseje ser um profissional de Marketing Digital.
01) Estratégias de Marketing Digital, quais são as principais?
- O importante é que as empresas não encarem o Marketing Digital como novos canais ou novas ferramentas pois o Marketing Digital define um NOVO AMBIENTE SOCIAL.- As empresas devem encarar o Marketing Digital como um caminho para atingir o novo ambiente. Pensar no novo consumidor que está inserido e não em um novo canal.
Isso é muito importante porque? Porque você pensar no Marketing Digital como um novo canal, vai fazer você pensar em estratégias - e táticas - do Marketing Tradicional, para um consumidor tradicional, sendo que a aceitação para determinadas ações em ambientes digitais não são aceitáveis para esse novo consumidor.
02) O Marketing Digital abre Novos Caminhos para o Empreendedorismo?
- O Marketing Digital favorece empresas com características diferenciadas, inovadoras, à custos inferiores aos custos do Marketing Tradicional.No ambiente digital, a marca está disputando a atenção com diversos outros meios. Tudo no ambiente online acaba virando um concorrente quando o produto for a atenção. Desta forma, para conquistar alguns segundos da atenção do novo consumidor, é muito importante que as marcas sejam (muito) criativas e (muito) diferenciadas nas ações.
03) Principais Ferramentas do Marketing Digital, quais são?
- O Marketing Digital oferece um leque muito amplo de possibilidades, desde ferramentas que se aproximam do Marketing Tradicional (banners em sites, email marketing, etc) ao extremo oposto como a utilização das Redes Sociais.- As Redes Sociais potencializam e oferecem "ferramentas agressivas do Marketing" para empresas inovadoras.
- As Redes Sociais podem ser o principal "alavancador" das estratégias de Marketing Digital.
Eu diria até que é IMPOSSÍVEL enumerar todas as ferramentas de Marketing Digital. É uma lista que não tem fim, sempre aparece algo novo. Poderíamos separar as ferramentas de Marketing Digital por "grupos" e mesmo assim o leque seria bastante amplo. É exatamente essa "infinita quantidade" que está o brilho do Marketing Digital e a força das empresas inovadoras. É nessa característica infinita que as empresas menores podem crescer diante das grandes empresas em ambientes digitais.
04) Marketing Digital, qual o Perfil do Profissional que pode Atuar?
- Capacidade de inovar associada a capacidade de empreender são as características mais importantes- Para o Marketing Digital é fundamental amplo conhecimento de MARKETING. Nesse novo ambiente existem pessoas com comportamento de consumidores que faz necessário saber como lidar com esses consumidores ou seja, MARKETING.
- No Marketing Digital é preciso conhecer PESSOAS (aspectos psicológicos, comportamentais, culturais...).
Assim como o consumidor se tornou bastante complexo (na verdade sempre foi, mas aceitava mais as agressões), o profissional precisa também ser complexo. Ou melhor, precisa saber lidar com essa complexidade. Não falo de um "canivete suíço" (como muitas empresas procuram), mas ter conhecimento em diversas áreas e saber como cada área atua. Cada área dessa deve ter uma pessoa que um conhecimento amplo. Na minha opinião, no Marketing Digital se faz muito mais necessário uma equipe envolvida e pensando junta do que no Marketing Tradicional. Importante frisar que no Marketing Tradicional, uma equipe pensando junto é mais eficiênte, mas no Marketing Digital isso se torna mais necessário, vital.
05) Quais os Riscos que o Marketing Digital pode trazer para as Empresas?
- As características que fazem o Marketing Digital ser tão poderoso são as mesmas que fazem o Marketing Digital ser perigoso, INTRUSIVO.- No Marketing Digital se a empresa não respeitar o espaço do consumidor, for agressiva demais, vai arranhar sua marca.
- O Marketing Digital nunca esquece
Volto a bater na mesma tecla: O consumidor não aceita mais certas características do Marketing Tradicional. O consumidor também se tornou mais complexo e mais forte. Se no Marketing Tradicional você precisava conhecer certas características do seu consumidor, no Marketing Digital você deve conhecer seu comportamento e, principalmente, seus VALORES.
06) Os Ambientes Digitais criam um Equilíbrio entre a Empresa e os Consumidores?
- Um único consumidor pode fazer um grande estrago numa marca- É preciso ser rápido para lidar com os problemas/reclamações
- No Marketing Digital a empresa precisa respeitar não somente o grupo de consumidores, mas principalmente o consumidor individualmente.
Os consumidores se organizam em grupos, grupos esses que acabam se tornando uma "família virtual". Mexeu com um, mexeu com todos. Tem o fato também de o consumidor ter passado tantos anos nas mãos das empresas, estarem saturados e agora poderem "descer madeira" em marcas. Acho interessante como algumas características dos seres humanos da era neolítica estão em maior evidência nos ambientes digitais:
a) União do grupo para encarar os inimigos (marcas) e proteger os amigos (outros consumidores e marcas).
b) Agressividade quando fere/magoa uma pessoa do grupo
c) Instinto de "vingança" (quando uma marca te "fere" e você não pode fazer nada naquele momento, ao ver que ela ficou fragilizada, posteriormente, vai direto na fragilidade)
Confiram o vídeo da entrevista para o Portal HSM:
E você? O que acha disso tudo? Quantas empresas grandes você conhece que estão aptas para o Marketing Digital? Empresas menores, de fato, crescem nos ambientes digitais? Deixe seu comentário! :)
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