Não sou um "especialista em SEO", ainda estou muito longe disto, mas estudo o assunto e me interesso bastante. Ainda hoje recebi 2 emails (spam, por sinal) prometendo, ou melhor, GARANTINDO primeiro lugar nas pesquisas do Google. Logo me veio a pergunta: "Como é que ele consegue essa 'proeza', GARANTINDO primeiro lugar no buscador sem ao menos conhecer o site que pode vir a ser cliente?"
Uma boa colocação nos buscadores depende de pelo menos 2 "tipos" de FATORES: Internos e Externos.
01) FATORES INTERNOS:
São aqueles que tesmo controle diretamente. Como exemplo temos a clocação de palavras-chave no título, na URL, no texto, na descrição do site e/ou no cabeçalho, a próximidade entre as palavras-chave, o posicionamento da palavra-chave no html de sua página ou site, links de saída, popularidade distribuída em links internos... Isso só para citar alguns (poucos, por sinal).
02) FATORES EXTERNOS:
Exatamente o oposto, não temos muito controle (o que não implica que não tenhamos nenhum controle). Como exemplo, a qualidade dos links que nos fazem referencia (por exemplo, um site que possui um pagerank elevado direcionando um link para o seu), links de saída quebrados (isso prejudica), comportamento do usuário (quanto tempo ele demora em sua página, se ele continuou navegando eu seu site, etc), idade do site...
O indivíduo (ou empresa) que prometeu, ou melhor, GARANTIU te colocar "lider nos mecanismos de buscas", para ele TENTAR chegar a isso ele deverá praticar o que chamamos de BlackHat (praticas antieticas) que são ALTAMENTE condenadas pelos buscadores e que podem lhe levar a punição (ser banido do mecanismo de busca, por exemplo).
Isso é PROPAGANDA ENGANOSA. Como sempre disse: "Desconfie de quem sempre te GARANTE algum resultado. Melhor garantir que fará o melhor possível para atingir o resultado desejado.
Texto interessante para ler, também falando sobre isso, que acabou me inspirando a elaborar esse post depois de receber os 2 emails: "A Fraude do Primeiro Lugar Garantido no Google" (via Curso de E-commerce)
Tweet
Follow @mfpetersen
Nenhum comentário:
Postar um comentário